0

Música Gótica

quinta-feira, 6 de maio de 2010.
                                                   

Falar em história do termo gótico é muito complicado, pois esse termo é muito antigo e remete aos tempos de Roma. Falar também em sentimento gótico também é complexo, pois em toda a história da humanidade sempre houve depressão, tristeza e melancolia. Deterei-me nesse texto a falar sobre o que chamamos movimento gótico, surgido pelo final da década de 70 na Inglaterra.
Não, o Punk não acabou, cumpriu seu papel ao seu tempo, se transformou e deu vazão a novos estilos como qualquer outro movimento musical anterior.
Surgiram novos grupos, novos estilos se mesclaram aos estilos anteriores e fizeram surgir outros movimentos com características próprias.
É sobre o influxo da influência Alemã e dos new romantics da década de 80 que surgiria o Gótico.
A sonoridade pulsante e anárquica temperada com partículas de música Erudita, mesclada a elementos sombrios de introspecção demarcaria o surgimento de um novo estilo.
IanFoi então que Ian Curtis saiu do anonimato para pôr em mostra toda a melancolia e desilusão em forma de música, sendo então o pioneiro e porta voz das outras pessoas que também não estavam satisfeitas com aquela situação. Surge então a banda Joy Division, o mais puro rock melancólico e desesperador já visto. Ficou conhecida como uma das principais bandas do pós-punk, assim definido seu gênero musical por apresentar elementos do punk rock e uma certa melancolia acentuada.
Infelizmente a banda não durou muito tempo, pois seu vocalista Ian Curtis se suicidou. Após o pioneirismo de Joy Division, surgiram diversas bandas classificas como Rock Gótico.

Nesta zona de intersecção podemos visualizar bandas como:
Bauhaus; Joy Division; The Cure; Siouxsie and the Banshees; The Cult; The Sisters of Mercy; The Mission; e outras tantas não menos importantes, dando origem ao estilo denominado como Gothic Rock. 
The Cure

O tema musical dos anos 80 foi principalmente a morte, tema dotado por várias bandas sendo muito comuns também, temas como falta de perspectiva, abandono, desespero,desilusões amorosas, melancolia, enfim, temas obscuros e tristes dos sentimentos humanos. Estão bastante presentes esses sentimentos em outra banda suburbana inglesa, The Cure, com o vocalista Robert Smith. Sua voz soluçante, seus olhos pintados e seus cabelos bagunçados agradaram em muito as pessoas que no início dos anos 80 começavam a despertar o verdadeiro ideal e sentimento melancólico, e identificando-se cada vez mais com as músicas.

Surgiram bandas como Bauhaus, tendo como vocalista o grande Peter Murphy, que fazia as pessoas deliraram com sua voz extremamente depressiva sob um som de baixo muito pesado e efeitos mórbidos na guitarra. Suas músicas tinham como tema, a morte, vampiros, morcegos e rituais pagãos. Voz semelhante encontramos também em Andrew Audrith com o The Sister of Mercy, considerada por muitos a banda que melhor representa o gênero do rock gótico. Não foram somente os homens que marcaram o início do movimento gótico, mas sim também as mulheres.
SiouxsieSioux, com seu visual extremamente arrojado e olhos pintados foi a madrinha da geração dos cabelos arrepiantes. Assim, surgia a banda Siouxie & the Banshees, com climas mórbidos, guitarras distorcidas, batidas tribais e harmoniosas. Ela foi a primeira a liderar uma banda mais pesada com vocal feminino. Outra diva dessa geração foi Anja Howe, vocalista da banda alemã X-Mal Deustschland.
Possuíam como diferencial, muitos recursos eletrônicos, que produziam efeitos incríveis quando misturados com o vocal de Anja, provocando delírios num perfeito clímax lírico-depressivo.

Podemos citar bandas tão boas quanto essas citadas, entre elas: Clan of Xymox, Th
Smithse Smiths, The Mission, The Cult, Switchblade Symphony, Gene Loves Jezebel, Depeche Mode, Cocteau Twins, London After Midnight, Echo & the Bunnymen entre outras, e as carreiras solo de Morrisey, vocalista do The Smiths e Peter Murphy do Bauhaus.
Foi então que no final dos anos 80, o estilo gótico começou a entrar em decadência, e para a tristeza geral de muitos góticos, muitas bandas deixaram de existir, fazendo muitas noites escuras perderem seu encanto.
PlaceboO fato da decadência do Rock Gótico, não representa em nada o fim do movimento gótico, pois o sentimento continua intacto. Provando que Rock Gótico não morreu, surge nadécada de 90 a banda Placebo, seguidora dos mesmos princípios das pioneiras dos anos 80. Assim, a partir da metade da década de 90, começam a surgir mais bandas que usam a morte e os sentimentos profundos do ser humano como tema, Tristâniamas de gênero música intitulado Gothic Metal e Doom.São diversas as bandas, de diversos países europeus. Podemos citar: To/Die/For, HIM, Entwine, a filandesa Sentenced, as holandesas After Forever, Within Temptation e The Gathering, a italiana Lacuna Coil, as norueguesas Theatre of Tragedy, Tristania, Trail of Tears e Sirenia, a alemã Flowing Tears, as austríacas Darkwell e Dreams of Sanity, as inglesa Inkubus Sukkubus e Paradise Lost e diversas outras. A característica desse gênero é a mistura de instrumentos clássicos como violinos e pianos, entre outros, e o vocal lírico feminino, não sendo regra em todas, claro.

Podemos concluir com tudo isso, que o movimento gótico surgiu através do rock gótico dos anos 80. Esse sentimento depressivo do ser humano sempre existiu, mas o que Ian Curtis fez, foi expor em forma de música, aquilo que diversos jovens do mundo sentiam. Afirmar que ele foi o pai do movimento gótico, não é ambicioso, mas sim a mais pura verdade, e deve ser lembrado na História, como o primeiro a pôr em música todos os sentimentos depressivos que corroem a alma humana.

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

 
Molekiinhah... © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |
Subir